GUARDA O TEU TESOURO

8 de junho de 2010








Na casa do justo há um grande tesouro, mas nos ganhos do ímpio há perturbação.
Provérbios 15:6


Oi queridas pessoas. Hoje quero compartilhar uma palavra que está em meu coração, a qual estive meditando sobre ela por alguns dias antes de trazê-la a vocês. Quero falar sobre o nosso tesouro.

O que você me diria se eu te perguntasse qual é, hoje, o seu tesouro? Será que você diria que é o seu carro? A sua casa? A sua profissão? Hum... ou quem sabe ações? Dinheiro?

Eu quero te dizer que o nosso maior tesouro aqui nessa terra, não está em bens materiais, e sim, o nosso tesouro mais valioso é a nossa família.
Infelizmente muitas pessoas tem perdido seu tesouro por não saber guardá-lo devidamente.

Imagine uma situação: Você possui um diamente extremamente lindo, e muito, muito caro. Por acaso, você com sua inteligência e sabedoria, sairia na rua gritando para todo mundo, que você tem em seu poder um diamante de muito valor? Absolutamente não. Porque? Ora, você não pode arriscar, não é mesmo? Quantas pessoas na rua você tem confiança em contar esse seu segredo? E se ela for um ladrão e resolver te roubar o diamante? Com certeza, quem possuísse  uma jóia tão preciosa jamais contaria a todo mundo, escolhendo com muito cuidado uma pessoa de alta confiança para compartilhar essa riqueza.

A nossa família é uma jóia de extremo valor. Um valor incalculável. Não há nesse mundo comprador capaz de compra-la. E é por esse motivo que devemos guardar a 7 chaves a nossa preciosa família. Você deve estar me perguntando como poderia guardar sua família, não é mesmo? Então vou te dizer:

1 - Você guarda a sua família quando você evita falar sobre ela com outras pessoas: Muitos casamentos estão sendo 'roubados' porque mulheres e homens tem aberto a boca para falar, bem ou mal, de seu parceiro. Como falei, sua familia é jóia rara, você não pode expô-la de qualquer maneira para qualquer um. Quando você fala bem de seu parceiro(a) você desperta a curiosidade de outras pessoas. Já ouvi (e até mesmo eu já agi assim - até aprender a guardar o meu tesoro) pessoas dizendo que o marido - ou a esposa - são bons de cama!!! Ou que beijam muito bem. Que são carinhosos, companheiros e etc... Essa atitude vai despertar no outro - especialmente naquela pessoa que não tem um parceiro como o seu - a curiosidade em saber como o seu parceiro é.  É daí que ouvimos falar de conjugês que traem seus parceiros com os melhores amigos.  Ao falar mal do seu parceiro, você está com sua própria boca escrevendo a sua historia e o fim do seu relacionamento. O coração da mulher e do homem, devem ser sepulcros dos defeitos e qualidades um do outro. Guarde os defeitos, e as qualidades do seu conjugê, para você mesma ou para alguém de muita confiança. Da mesma sorte, faça isso com seus filhos, sogros, pais e etc.. Sua família é seu tesouro, não o exponha para todos.

2 - Você guarda a sua família quando evita que pessoas invejosas entrem em sua casa: Se você conhece alguém que te critica, critica seu conjugê, filhos.. pessoas que te deixam depressiva após estarem com você, então é hora de afastar-se dela. Esse tipo de pessoa quer roubar seu tesouro e você não pode permitir que isso aconteça. Não permita que qualquer pessoa entre em seu quarto. Seu quarto é um lugar sagrado, e este deve estar resguardado de todo olhar invejoso.

3 - Você guarda a sua família quando você os abraça e os beija diariamente: Infelizmente, a maior parte dos casais que conheço não possuiem atitudes de afetividade. A falta de contato afetuoso é um ladrão que rouba o seu tesouro. Cuide do seu maior bem dando-lhe generosa atenção e afeto. Abrace seus filhos, beije-os e diga-lhes  o quanto eles são maravilhosos e o quanto você os ama. Faça isso diariamente várias vezes ao dia. Beije e abrace o seu conjugê da mesma maneira. Olhe-o nos olhos e diga que o ama, e que ele(a) é a pessoa mais importante de sua vida. Não importa como o seu conjugê tem agido com você. Voce pode estar magoado(a), mas a atitude em demonstrar afeto rompe qualquer barreiras e restaura qualquer coração. Você tem o poder de transformar sua casa em um lar harmonioso e feliz.

4 - Você pode guardar sua família dizendo palavras de amor e de vida: Conheço pessoas que proferem palavras muito negativas a respeito de seu conjugê e/ou filhos. Mais um ladrão de diamantes dentro de sua casa. Sabemos que a morte e a vida está no poder da nossa língua 
(Provérbios 18:21 -  A morte e a vida estão no poder da língua; e aquele que a ama comerá do seu fruto.)
. Não deixe que sua boca seja fonte de morte em sua família. Muitas mães dizem que seus filhos são umas pestes, que são danados, birrentos, malcriados e etc.. Seu filho vai aceitar essas palavras como uma verdade, e assim, você está apenas assassinando o seu filho com a sua palavra. Não faça isso mãe, pai!!! Seu filho é sua grande benção. É sua geração. Não passe a diante um mundo cruel atraves de seus filhos. Você tem o poder de mudar a sua geração. Comece fazendo isso hoje mesmo. Mulheres reclamam de seus maridos, dizendo barbaridades a respeito do mesmo. Eu compreendo que exista muitos maridos que infelizmente magoam muito suas esposas. Mas mulher, você precisa entender que seu marido é tão carente e necessitado de afeto quanto você. A mulher tem um dom - único - de transformar vidas através de gestos carinhosos e de suas palavras de amor.  Experimente mudar seu comportamento seu marido. Maridos, façam o mesmo com suas esposas.  
 

5 - Você pode guardar a sua familia orando por ela: A oração é uma fonte inesgotável de vida. Através da coração você deixa sua família debaixo do manto protetor do SENHOR, escondendo-a do olhar do maligno. Embora o fato de manter sua família em oração não a livre das adversidades desse mundo, vai livra-la ao menos de ser destruida e rompida. Essa já é uma grande conquista. Ore diariamente por seus filhos e conjugê. Ore junto com eles se for possível. Coloque cada pedacinho de sua casa em oração.   (Colossenses 4:2) -  Perseverai em oração, velando nela com ação de graças...

6 - Você guarda a sua família quando agradece por ela:  (I Tessalonicenses 5:18) -  Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco. Uma das coisas mais difíceis para o ser humano é ser grato ao Eterno por tudo. Quando digo por tudo, é por tudo mesmo, incluindo as faltas e necessidades e tribulações. Nós temos a tendência de agradecermos somente quando alguma coisa muito boa acontece. É uma grande erro. Devemos ser gratos ao SENHOR por todas as coisas. Por dias difíceis, por lutas, por adversidades e etc.. E a gratidão não deve ser uma atitude que temos diante de determinadas situações. A gratidão deve se tornar parte do nosso carater. SER grato e não TER atitudes de gratidão. A pessoa grata é mais feliz, vive melhor e é mais saudável. A gratidão nos liberta da ansiedade, da depressão e é cura para doenças do coração. Seja grato em todo o tempo pela familia que você tem. Apesar de todos os defeitos que ela possa ter, sua família é seu lar, seu ninho, sua estrutura. Agradece pelo pão, pela cama, pelo cobertor que você tem, pela água, pelo banho, pelos filhos, marido, esposa, pais e sogros e etc...  Agradeça sempre que pedir algo e for atentido(a). Agradeça ao seu conjugê pelo esforço que ele(a) faz ao trabalhar, ao cuidar da casa, dos filhos ... Agradeça sempre.

7 - Você guarda a sua família quando a trata gentilmente: Infelizmente há no seio familia pessoas estupidas e grosseiras. Sabemos que esse tipo de comportamento é basicamente a estrutura emocional da pessoa. Ninguém pode dar o que não teve. Muitos sofreram em sua infância, e quando chegam a idade adulta não sabem demonstrar amabilidade e gentileza. é compreensível, porém, há solução. Além de você compreender o motivo de você ser tão bruto e grosseiro(a), você pode começar a mudar tendo diariamente atitudes positivas em relação ao membros de sua família. A familia é nossa maior - e melhor - escola, para transformar nosso comportamento. Você pode começar mudando o seu modo de responder aos seus filhos e conjugês.  (Colossenses 4:6) -  A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para que saibais como vos convém responder a cada um.
Tendo sempre uma resposta agradável e doce para dar. Pode não ser fácil no começo, mas sei que com o tempo você vai se aperfeiçoar. Sua família agradece, e você será muito mais feliz.

8 - Você pode guardar a sua família aprendendo a perdoar e a perdir perdão:  (Marcos 11:25) -  E, quando estiverdes orando, perdoai, se tendes alguma coisa contra alguém, para que vosso Pai, que está nos céus, vos perdoe as vossas ofensas.  A Bíblia não fala muito em perdir perdão. Mas, fala várias vezes em perdoar. Yeshua disse: perdoai 70x7, não disse, peça perdão 70x7. Não estou dizendo que não devemos pedir perdão. Mas, perdoar é muito mais difícil. A pessoa que ofende, as vezes o faz inconsciente de sua atitude. Pra ela, é mais fácil se arrepender e até mesmo vir pedir perdão. Mas a pessoa ofendida fica com uma ferida aberta, e com certeza é mais difícil para ela esquecer o que ouviu. Já diz o ditado: "Quem bate esquece. Mas quem apanha sempre lembra". É uma grande verdade. Sempre digo que a pessoa que não perdoa está carregando um defunto amarrado às costas. O defunto vai apodrecendo, e com o passar do tempo, a podridão do defunto vai tomar conta do corpo de quem não perdoa, e logo logo este irá perecer. A falta de perdão apodrece os nossos ossos, causa doenças como câncer, doenças do coração, osteoporose, doenças respiratórias e etc.. A pessoa que aprender a perdoar, é alegre e feliz. E a alegria do coração é boa sáude, enquanto o espírito amargo, cheio de raiva, vingança, ódio, falta de perdão é doença para os ossos. (Provérbios 17:22) -  O coração alegre é como o bom remédio, mas o espírito abatido seca até os ossos. Portanto, seja maleável quanto ao perdão. Saiba que, quando você não perdoa, não é o outro que você está prendendo. É você!!! Você é quem ficará doente. Você é quem será infeliz. E na mesma medida em que você aprende a perdoar, aprenda a pedir perdão quando errar.

9 - Você guarda a sua família quando fazem atividades juntos: Como é díficil ver famílias unidas! Você pode descobrir coisas em que todos os membros da família possam fazer juntos. Um passeio, um jantar, uma brincadeira. Você é inteligente, eu sei que você vai descobrir alguma coisa. Pense agora mesmo e comece ainda hoje. Reuna a família ao redor da mesa para o jantar, e brinquem de contar piadas, de quem pisca o olho primeiro e etc.. Não sei o que você pode fazer, mas é importante que faça, especialmente se você tem filhos. Vá ao teatro, ao cinema, ao parque. Mas faça algo.

10 - Você guarda a sua família quando elogia: Parabens. Você merece. Ficou ótimo. Você lindo. Você está muito bonito hoje e etc.. O elogio eleva a auto estima, faz bem para o coração e dá ânimo para a pessoa enfrentar qualquer adversidade do dia a dia. Elogio sempre seu conjugê. Elogie partes do corpo do seu parceiro, dos filhos, elogie o trabalho, a dedicação.. elogie quando os filhos forem bem na escola. Elogie quando o conjugê lhe ajuda em alguma tarefa.  É muito bom ser elogiado, mas, melhor ainda é elogiar.

Enfim, que você possa guardar o seu maior bem, sua família. Não deixe que nenhum ladrão venha roubar a paz e harmonia em seu lar. Se sua família hoje não está bem, pense em que pontos você tem falhado e precisa mudar. A queda da nossa família vem quando a expomos demasiadamente ao ladrão. Seja ele qual for. Tome cuidado e a partir desse momento guarde o seu tesouro.

Shalom Shalom. 




2 comentários :

  1. Amei. Andresssa!!!!
    Que Deus continue te dando sabedoria p escrever essas lindas matérias!
    Fica na paz!!
    Sou da Igreja Batista na Bahia

    ResponderExcluir
  2. Amei este blog! E esse texto em especial é muito valioso. O nosso verdadeiro está em nossa casa. É tão valioso que o Senhor o colocou em nossa responsabilidade:"Toda mulher sábia edifica a sua casa; mas a tola a derruba com as próprias mãos." Provérbios 14:1

    http://princesas-de-deus.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Obrigada pelo Comentário. Responderei assim que possível.
Andressa Bragança