{Diga SIM mais vezes!}

8 de janeiro de 2012






Imagem: Gettiyames

Oi lindos do blog, xeretando nos blogs que eu passeio de vez em quando, encontrei esse texto lindo, e digo pra vocês que já faço essa experiencia aqui em casa, e o resultado é maravilhoso.
E então, vamos dizer sim?


Esforçando-se para abençoar com um "Sim!"

Um princípio importante que eu aprendi ao longo do caminho é lutar para abençoar os filhos, 
dizendo-lhes: "Sim!" tanto quanto possível.  
A resposta a praticamente todas as questão pode ser Sim, se tomarmos um momento para pensar sobre como dizê-la. Realmente, a maioria de tudo o que as crianças 
perguntam, são coisas que eles estão autorizados a fazer - é só uma questão de quando e como - certo?

Antes que você pense que eu sou uma mãe excessivamente leniente, deixe-me explicar. 
Quando as crianças pedem algo que eles gostariam de comer, é quase sempre algo que eles são permitidos para comer, certo? Mas é uma questão de quando e como comer 
aquela coisa. Eles são autorizados a comer os biscoitos agora? Talvez não. Eles são autorizados a comer os biscoitos na sala de estar? Provavelmente não. 
Mas ao invés de dizer "Não", nós nos esforçamos para dizer: "Sim - você pode comer os biscoitos depois do almoço", ou "Sim - você pode come-los na mesa da cozinha."  

As crianças são abençoadas pela palavra Sim, e eles aprendem a confiar que temos o melhor intenção no coração, pois eles sabem que nós procuramos 
dizer-lhes Sim, tanto quanto possível. 

E então quando precisamos dizer não para algo, geralmente é muito bem recebido.

Aqui estão alguns exemplos:

Criança - "Posso pegar um pouco de pipoca?"
Mãe - "Sim, depois do sanduíche."

Criança - "Posso ser dispensado?
Mãe - "Sim, quando o jantar terminar."

Criança - "Posso ter um pouco mais, por favor?"
Mãe - "Sim, quando você terminar o que você já tem."

Criança - "Posso usar o meu vestido?"
Mãe - ". Sim, no domingo"

Criança - "Posso usar este vestido de manga curta [no inverno]?"
Mãe - ". Sim, na Primavera"

Criança - "Posso ter esse brinquedo?"
Mãe - "Sim, quando você tiver o seu dinheiro", ou "Sim, provavelmente seria uma idéia boa de presente de aniversário."

Se eles estão perguntando sobre algo para comer, algo para vestir, ir em algum lugar, algo para fazer, ou algo que gostaria de ter, a resposta quase sempre pode ser Sim, 
se pensarmos na resposta em termos de quando e como .  

Dizer Sim para as crianças geralmente traz um sorriso, e nos esforçamos para trazer sorrisos na nossa família. 
E quando a criança é obrigada a esperar até um momento apropriado, quando eles podem ter aquela coisa, ou fazer aquela coisa, ou comprar aquela coisa, 
que é uma boa oportunidade para praticar a paciência e gratificação. 

O pai ou o irmão, é abençoada por ser capaz de dizer sim para os outros também! 
Eu gosto de dizer aos nossos filhos: "Sim ..." Eu posso sorrir para eles e celebrar a ser capaz de afirmar o seu desejo. 
Eu não tenho que me sentir frustrada ou decepcionada porque as crianças estão constantemente me pedindo coisas que eu tenho que dizer não. 
Dizendo sim faz-me sorrir também!  É uma situação ganha-ganha quando nos esforçamos para abençoar com: "Sim!"


Bênçãos sobre seus esforços!






2 comentários :

  1. Fico feliz por saber que já assim  o fazia, mas nunca tinha reparado nesse tão importante acto! 

    ResponderExcluir
  2. Fantástico!!!! Nunca é tarde pra mudar positivamente a maneira de agir com os nossos filhos...inconscientemente eles crescerão com mais auto estima, confiança e com a perfeita noção do que é o correto a ser feito! Um não na hora certa é perfeito, mas um sim para a vida é tudo!
    Posso compartilhar esse texto no meu blog? Seria maravilhoso poder passa-lo adiante(com os devidos créditos, é claro!)!

    ResponderExcluir

Obrigada pelo Comentário. Responderei assim que possível.
Andressa Bragança