Me contentar? É sério isso?

9 de janeiro de 2012







"...Contentai-vos com as coisas que tendes..." 
Hebreus 13:5


Há umas duas semanas mais ou menos, acho que entrei na crise dos "quase-33", se é que isto existe, rsss. Mas o fato é que passei a ficar ainda mais sensível do que sou normalmente, e ando um tanto chorona e repensando algumas questões na minha vida.

Não sei se você já passou por isso, mas eu cheguei numa fase que me cansei de não ver alguma coisa acontecendo na minha vida (coisas que eu imagino que deveriam acontecer), me cansei de ser pobre, sabe como é né? Acho que todo mundo deve passar por isso, não? Bom, os pobres, eu digo rsss...

Há uma frase que rola muito por ai, que diz assim: "eu queria ser pobre pelo menos uma vez na vida, porque ser pobre todos os dias é muito chato". É verdade. Eu comecei a desejar algo mais.. uma casa maior, uma cama melhor, ter coisas que nunca tive, mas que toda mulher deseja ter, me entende? E passei desejar ser rica! É isso mesmo. Comecei até mesmo orar por isso. 

E ai, minha vida estagnou. Parei de produzir. Pera ai, comecei a pensar, o que eu estou fazendo nesse momento da minha vida? Porque? Ser 'apenas' uma dona de casa? 'Apenas' uma mãe? Uma esposa? Será que eu não merecia mais? Porque injustos prosperam no caminho, e os justos sofrem tanto? (Lembrei-me de David, e já conheço a resposta, mas a pergunta não quer calar a boca!!)

E ai pensei, quer saber? Vou deixar a vida correr, cansei. Vou viver de qualquer jeito até algo extraordinário acontecer na minha vida e transformar toda a minha história, ai sim, vou começar a viver... Muitos sonhos deixados para trás, outros dos quais já perdi a esperança. Sonhei, sonhei, sonhei. Mas acordei! Eu acho que sim...

Ontem, teve um momento do meu dia, em que pensei em desistir de lutar, acreditei que realmente, a minha vida só ia acontecer quando o que eu sonhava/desejava acontecesse. Ai, passeando pelos blogs como de costume, encontrei um texto que me fez refletir bastante, e senti como se fosse um puxão de orelhas do meu Papai, daqueles de arder...

E ai entendi que Eu Sou Escolhida para dar frutos onde eu fui plantada.

Há muito tempo ganhei da minha sogra uma bibelô, e nele está escrito assim: "Floresça onde você foi plantada." Na época, não entendi bem o significado (naquele momento da minha vida), dessa frase, mas hoje ela caiu como uma luva, perfeita para meu entendimento.

O Eterno me colocou aqui e agora por um propósito, e o propósito é que eu dê frutos para ele, e eu devo me contentar com o que Ele me deu. Contentar é ser contente, alegre. Não podemos viver "sonhando", porque o sonho é feito de coisas que não temos, e que pode ser sim, que nunca teremos. Então, no lugar de vivermos sonhando, devemos dar frutos com aquilo que temos hoje em mãos. E tudo o que temos foi o Eterno quem nos deu. Não podemos negligenciar o que Ele nos deu para vivermos desejando ter aquilo que Ele não nos deu.

Não estou dizendo que não podemos sonhar, ou desejar realizar algo para nossa satisfação, melhorarmos de vida, não é nada disso. Estou dizendo que não podemos vivermos infelizes e improdutivos SÓ PORQUE não realizamos aquilo que sonhamos.

Se nós não pudermos produzir com o pouco que temos, como vamos produzir no muito?

Então você pergunta: Eu devo me contentar com o pouco? Eu respondo, sim, deve sim! Se contentar não é se conformar. Não confunda as coisas. Se contentar é você dar graças pelo o que TEM, e dar frutos com o que você tem. E ai, trabalhar e ir em busca do que deseja. Mas veja, como eu fiquei, sei que tem muita gente por ai, desanimada, sem esperança, achando que nada vai acontecer na vida, e no fim acaba desestimulada de realizar no tempo chamado HOJE.

Por favor querida(o), não deixe de produzir. Floresça onde você estiver. Você foi escolhida para ser dona de casa? Dê o seu melhor e seja sempre grata (contente) por isso. Foi chamado para servir? Dê o seu melhor. Foi chamado para chefiar? Seja o melhor chefe possível. 

Talvez hoje você não esteja trabalhando, ou, ainda não se casou, não teve filhos, não realizou ainda aquilo que sempre desejou, mas saiba que você está onde está com o propósito de dar frutos para o Reino. Em todo o lugar, em todo o tempo, nossa missão é dar frutos para o Reino.

Não fique ai esperando receber um aumento de salário para se tornar um funcionário melhor, ou, comprar uma casa para poder cuidar com dedicação, ou, não espere alguém morrer para você dedicar atenção. DÊ FRUTOS AGORA MESMO ONDE VOCÊ ESTIVER, e com o que você tiver nas mãos. 

O Eterno te plantou onde você está, como você está porque Ele sabe que você pode frutificar nessa circunstância. Dê o seu melhor para Ele. E um dia Ele vai cobrar isso de você. Ele vai querer saber o que você fez com o que Ele te deu. Você vai ficar ai de braços cruzados, choramingando pela vida que você não tem, ou vai produzir e frutificar para o Reino com o (pouco) que você tem?

Eu sei que não é fácil, quando almejamos algo melhor, nos alegrarmos com o que temos. Mas nós podemos fazer isso.

Eu quero me alegrar com o que eu tenho, porque o que tenho foi o Eterno quem me deu para cuidar.

E quanto a ser rica? Ah, deixa isso pra lá... vontade dá e passa, não é mesmo? Sei que a minha riqueza não é desse mundo. Mas, quero estar preparada para alguma surpresa... para isso, preciso dar frutos, HOJE. Afinal, quem não é fiel no pouco, também não é fiel no muito.

E deixo para nossa meditação, esse texto bastante confortador:


Mas é grande ganho a piedade com contentamento.

Porque nada trouxemos para este mundo, e manifesto é que nada podemos levar dele.

Tendo, porém, sustento, e com que nos cobrirmos, estejamos com isso contentes.

Mas os que querem ser ricos caem em tentação, e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, que submergem os homens na perdição e ruína.

Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores.

Mas tu, ó homem de Elohim, foge destas coisas, e segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a paciência, a mansidão.

Milita a boa milícia da fé, toma posse da vida eterna, para a qual também foste chamado, tendo já feito boa confissão diante de muitas testemunhas. 

1 Timóteo 6:6-12



Que a graça do nosso Papai esteja com todos nós.
Shalom









6 comentários :

  1. Amiga, queria postar aqui mas não sei como fazer isso sem ser público, então vou mandar no face tá ? beijinhos, jenê

    ResponderExcluir
  2. Amei sua visista no blog!!

    Lembre-se vc é a escolhida, então td Ele te dará, nada há de te faltar, seja espiritual, material e tudo mais, Ele capacita e preenche tudo, vc sabe disso.

    Amei a postagem, parabéns!!!

    ResponderExcluir
  3. Nossa que lindo flor... amei!! Deus continue te abençoando tá??

    ResponderExcluir
  4. Ótimo texto miga, o díficil é se contentar .... rsssss. As coisas que sonhamos um dia ter, e chegar nesse dia não ter conseguido produz um sentimento de derrota horrível. Mas ... quem sabe um dia chego lá ... rssss. Amo você. Bjocas

    ResponderExcluir
  5. Vou te falar, se você tivesse simplesmente postado o texto que te inspirou essa postagem não teria o menor efeito sobe mim. É incrível como quando precisamos de algum tipo de ''toque'' tudo conspira ao nosso favor, né?
    Depois do que acabei de ler, a palavra ''contentamento'' nunca mais será vista por mim com tanto desdém! rsrsrs
    Perder a ambição e a vontade de prosperar, jamais! Agora, o grande lance é desfrutar de tudo e dar o nosso melhor enquanto as coisas não acontece é o ''pulo do gato'' para viver bem e feliz! Isso é demonstrar gratidão à Deus por tudo que temos, e a recompensa virá, com certeza!
    Adorei suas palavras, de verdade! Beijos no coração!

    ResponderExcluir

Obrigada pelo Comentário. Responderei assim que possível.
Andressa Bragança