Sobre o Retiro do Silêncio

19 de novembro de 2013







"O silêncio também fala, fala e muito! O silêncio pode falar mesmo quando as palavras falham." _Osho

Participei do Retiro do Silêncio em Março deste ano, e tive muito, muito o que pensar... [enquanto estava em silêncio]


A pergunta que me fez refletir durante todo o retiro: "Porque buscamos tanto ser divinos, e não buscamos ser humanos?"


Fui para o retiro em busca de espiritualidade e saí de lá carregada de humanidade. 

Descobri que quanto mais me torno humana, mais divina eu sou. Se somos seres espirituais tendo uma experiência humana, não faz sentido esquecermos de conhecer nossa humanidade para buscarmos espiritualidade.


Nosso objetivo nesse planeta é entender como funcionamos como HUMANOS. Essa deveria ser nossa busca.
E ser um "Ser Humano", consiste em saber lidar consigo mesmo, com o Sagrado e com o OUTRO. Nossa busca pela espiritualidade muitas vezes pára no Sagrado e não progride para o encontro com o outro, e aí nos tornamos arrogantes.

Buscar nossa humanidade é além de entender quem somos nós, compreender o outro como um semelhante, amá-lo humildemente e não julgá-lo.

O que é ser humano? Quais as características de nós humanos? O que nos faz SER humano? Porque nossa busca pelo divino não pode calar a nossa humanidade.

Nos espiritualizarmos não nos isenta de praticamos a caridade e a compaixão. Não nos impede de errarmos, de ter maus sentimentos. A espiritualidade está intrínseca a nossa humanidade. Ser divino é, no entanto, ser humano.

Essa "descoberta" trouxe uma grande libertação para mim, visto que passei a vida praticamente toda buscando com exclusividade essa espiritualidade e esquecendo-me do quão completamente humana sou. SOU HUMANA! Essa foi a melhor coisa que aprendi nesse fim de semana, nesse retiro.

Eu sou humana. Sinto dor, paixão, alegria, tristeza, raiva, ódio, amor, compaixão etc. Ufa! E Graças a Deus por isso! Agora, meu objetivo é passar os próximos 34 anos em busca da minha humanidade, afim de quem sabe, nos outros 34 anos seguintes, conseguir encontrar o Caminho do Meio.


"O silêncio é um amigo que nunca trai." _Confúcio




0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Obrigada pelo Comentário. Responderei assim que possível.
Andressa Bragança