{Devaneios - 06} Onde está Jesus na sua vida? Parte 3

15 de agosto de 2018





Imagem: pixabay.com


Onde está Jesus na sua vida? Parte 3

"Um homem que está livre da religião tem uma oportunidade melhor de viver uma vida mais normal e completa." Sigmund Freud

Senti que a minha vida havia perdido completamente o sentido. A vida inteira eu era uma pessoa de fé, religiosa, cristã. Jamais poderia imaginar que toda a minha história religiosa fosse construída em cima de doutrinas criadas por homens. E o que eu poderia fazer da minha vida sem a religião? Sem a igreja? 

Todos os meus estudos me convenceram que igreja é construção humana para domínio e controle. Jesus nunca criou uma igreja. 

Jesus não criou religião alguma. Deus não ordenara que as pessoas se reunissem em um local de paredes para adorá-lo. Doutrinas e mais doutrinas de mentes humanas... Bíblia é um... devaneio. Ahhhhh, se você estudasse a bíblia!!!! Seu contexto, sua época, sua história, suas razões... se você ousasse fazer uma verdadeira exegese hermenêutica das ditas sagradas escrituras... 

Então, diante desse impasse na minha vida, reuni forças para balbuciar algumas palavras de oração e pedir, humildemente, que se houvesse algum Deus por ai capaz de me ouvir, que me orientasse por favor em quem caminho seguir... 

Era difícil viver sem uma religião ou sem um caminho espiritual. Eu sou espiritual por natureza.. todo o meu ser clama por espiritualidade.. como eu poderia seguir minha vida apenas racionalmente?

Estava num estado de super razão tão grande que eu comecei a questionar até mesmo a minha realidade. Cheguei no máximo da minha capacidade mental de raciocinar e questionar.. não tinha mais para onde ir.

Fui, de uma extrema religiosidade cega, puramente emocional, ao racionalismo extremo. Em dado momento, racionalizar todas as coisas estava me consumindo. Precisei  dar um tempo nos questionamentos para que eu pudesse ME encontrar. Encontrar o meu eixo.

Voltei então a estudar a psicologia profunda de Jung. Sempre fui apaixonada pela psicologia, pelo autoconhecimento, por aconselhamentos.. e, claro, pelo ocultismo. Apesar de viver na igreja e, ter muito medo do inferno, sempre lia os horóscopos do dia, fazia minhas pequenas simpatias, acreditava na cura pelas ervas etc.

Em 2006 eu havia me formado em terapia floral, mas, não pude exercer. Terapia floral é do diabo, e como boa cristã, enfiei meu certificado na gaveta. Doeu.

Com a mente clareada, em processo de autoconhecimento, análise e tudo o que vinha aprendendo, descobri que o caminho que me leva ao Deus que eu tanto desejava, era o caminho de dentro. Minha alma começou então a vomitar todos os lixos que um dia fui obrigada a engolir. Me olhei no espelho da vida e vi o quão hipócrita fui durante todos os anos de religião..

A religião é um escape. É um lugar onde você não precisa encarar sua sombra, não precisa se ver no espelho, reconhecer os seus erros... Quando você diz que aceita Jesus e que Jesus perdoa os seus pecados, você relaxa... sim, porque Jesus perdoa os seus pecados, e você como um bom cristão, sabe que é fofoqueiro, mas, Jesus perdoa... é muito mais fácil. você peca, depois vai pro culto no domingo, ora, faz jejum.. e tá tudo certo. Você não precisa descer a escada da escuridão rumo à caverna interior pra dar de encontro com o diabo que te habita. Jesus perdoa. 

E assim, viver na religião era um fardo pra mim. Eu desejava mais. Desejava ser transformada por dentro. Não basta ouvir que você parou de beber. Não basta ouvir que Jesus te livrou dos vícios.. isso é fácil.. porque na verdade, você parou de beber porque a religião te colocou um freio.. mas se você sair dela você volta a beber, porque aquele trabalho interno que deveria ser feito não aconteceu. E não aconteceu porque? Porque nós gastamos todo o nosso tempo com as coisas que estão fora. Ficamos preocupados demais com a roupa que iremos usar no domingo, com o ensaio do grupo musical, com a pregação que faremos.. estamos preocupados com a aula da escola dominical, com o que vamos ensinar as crianças, com a reunião de jovens.. preocupados com a campanha de oração, com o culto de mulheres...etc.. Você já notou quantos eventos existem dentro das igrejas? Seja ela de qual segmento for. É preciso manter os fieis ocupados para não dar tempo de pensar. Você não tem tempo de olhar para dentro de si mesmo. E se você não olha pra dentro como Jesus vai transformar você?

Aquilo que é aparentemente transformado do lado de fora é a xilocaína.  Te entorpece na ilusão de que você está liberto.

Mas, quantas e quantas e quantas pessoas você conhece dentro das igrejas que são pessoas verdadeiramente transformadas? E, quantas pessoas você conhece que um dia passaram pela religião e ao saírem de lá voltaram para seus vícios ou vidas profanas? São incontáveis!!! Haja vista os presídios, abarrotados de gente religiosa. 

Não queridos, a transformação que Jesus faz não acontece dentro das igrejas. Acontece, se você olhar para dentro de si, porque a transformação começa dentro. 





0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Obrigada pelo Comentário. Responderei assim que possível.
Andressa Bragança