{Devaneios - 08} Onde está Jesus na sua vida? Parte 5

17 de agosto de 2018






Imagem: pixabay.com
Onde está Jesus na sua vida? Parte 5 Vocês repararam que antigamente havia casas noturnas pra todo lado? O ser humano busca um acalento para a alma.. ele busca curar suas feridas.. no entanto, não consegue olhar para dentro. Busca fora a pomada para aliviar suas dores, mas que não são capazes de curar as feridas. Mais tarde, no lugar das casas noturnas, apareceram o que? As igrejas! Um pouco mais pra frente, surgiu farmácias em cada esquina. Já reparou isso? Em tudo quanto é lugar agora tem uma farmácia.. e todo mundo se automedica, claro. Agora, está surgindo uma onda desenfreada de terapias naturais.. se não chegou por ai, vai chegar logo logo. Tem terapia de tudo quanto é coisa. O ser humano faz essa trajetória.. vida na farra, depois vê que não é por ai e vai pra igreja, mas a igreja não dá conta então se entope de remédios, e percebe que os remédios não dão conta, que a questão é mais profunda, então buscam tratar a causa do problema e recorrem às promessas das terapias naturais, até que, em dado momento, as pessoas irão perceber que o que cura é olhar para dentro de si. Não é do lado de fora, é do lado de dentro. E é aqui, que o texto de João se encaixa. Os verdadeiros adoradores são aqueles que olham para dentro de si. Quando o texto diz em espírito, não é uma metáfora para algo sobrenatural. É o SEU espírito. O Seu espírito agora se conecta com o divino, verdadeiramente. Em verdade, quer dizer que você encontrou a si mesmo. Agora você pode viver uma vida sem pomadas, sem máscaras, uma vida verdadeira. Isso é adorar em espírito e em verdade. E entenda, essa resposta de Jesus foi dada à resposta da mulher na beira do poço que lhe perguntou onde Deus seria adorado. Mas, acho interessante colocar o contexto pra que vocês entendam a minha percepção (confira na Bíblia, João4): 1 - Jesus vai a Samaria. Jesus não transitavam comumente em Samaria, visto que judeus e samaritanos não se falavam. 2 - Jesus pediu água à mulher que estava à beira de um poço, e esse evento foi proposital para lhe deixar a metáfora. Atente para o detalhe: "Como, sendo tu judeu, me pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana". Veja, mulher E Samaritana. Jesus quebra paradigmas só nesse pedido. 3 - O Diálogo se dá da seguinte forma: Jesus pede água à uma mulher Samaritana. A mulher fica chocada com a ousadia e quebra de paradigmas de Jesus. Jesus lhe responde dizendo que se ela soubesse quem ele é, ela é que lhe pediria água, e ele lhe daria água viva. 4 - Continuou dizendo que aquela água do poço mata a sede momentaneamente, mas que, quem bebesse da água que ele dá, não voltaria a ter sede, porque dentro dele (da pessoa que bebe) se faria uma fonte de águas. 5 - A mulher deseja beber da água que Jesus dá pois não queria voltar a ter sede. Ela já estava cansada de toda vez precisar ir ao poço retirar água para beber. 6 - Jesus pede que ela chame o seu marido. A mulher diz que não tem marido. Jesus, que conhecia-lha o coração, disse que realmente, ela não tinha marido. Já teve cinco, e o que tem agora não era seu marido. Bom, agora, o texto liga esse relato ao diálogo sobre o local de adoração. O diálogo sobre água, sede e marido termina repentinamente e a mulher questiona Jesus: "Nossos pais (os samaritanos) adoravam à Deus neste monte, mas, vocês (judeus) dizendo que o local pra se adorar é em Jerusalém. E agora? Jesus responde à mulher que, nem naquele monte, nem em Jerusalém será um local de adoração, porque os verdadeiros adoradores adorarão à Deus em espírito e em verdade. Então, minha alma se iluminou. Pensa comigo: Os maridos daquela mulher são as religiões. Assim como eu, tive vários maridos e o último não era um marido, ou seja, não havia um compromisso religioso (assim como no sagrado feminino, onde a sua expressão religiosa é mais livre). A água do poço é uma água parada, mata a sede por um breve momento mas logo você precisa voltar a beber. É assim nas religiões. Você vai à igreja (o poço) beber daquela água que te dão (você vai ao poço pra tirar a água que tem lá), e assim, você precisa sempre ir ao poço para saciar sua sede. Eu tinha sede. Muita sede. Uma sede intensa de encontrar uma água que me saciasse e eu não precisasse mais ir ao poço. Jesus diz a mulher que a água que ele dá gera uma fonte de água viva (água ativa, inesgotável e renovável como a chuva, como a cachoeira) dentro daquele que bebe. Ou seja, quem entende que o caminho para Deus é para dentro e não para fora, terá, dentro de si, uma fonte inesgotável de acesso direto à Deus. Não haverá, portanto, necessidade de ir ao poço. Adorar à Deus em espírito (pneuma) e em verdade (aletheia), é, nada mais que olhar para dentro. Em espírito (naquilo que eu sou) em verdade (a minha essência). A verdadeira adoração à Deus é olhar para dentro, encarar nossa sombra, moldar o nosso ser. Quando você segue um sistema religioso porque alguém disse que deve ser assim, ou por medo, ou por querer uma recompensa (sim, porque ou se segue à Deus por medo do inferno, ou se segue para ganhar o céu) ou barganha (sim, acredite, muita gente segue à Deus por barganha), ou por modismo.. você está vivendo o oposto de aletheia. Aletheia é a verdade que você é. Sem máscaras, sem pomadas. É integridade. Quando eu vivia na religião, e tenho certeza que milhares de religiosos também (se não todos), seguia as doutrinas da igreja porque era assim que tinha que ser, mas, no fundo do meu ser, eu não concordava. Muitas vezes desobedeci doutrinas porque meu espírito não se adequava àquilo. Quando tive coragem de me olhar no espelho, ouvi perfeitamente a voz de Deus me dizer: "sua hipócrita". Eu me achava tão crente.. tão, santa... mas porque? Porque estava coberta pelo véu da ilusão, pela pomada. Assim que meus olhos se abriram, minha alma se rasgou ao meio. Pude ver quem eu era, de verdade. A VERDADE. E a verdade é que eu era (e em muitas coisas eu ainda sou) mentirosa, fofoqueira, julgadora, preconceituosa, agressiva, mal humorada, birrenta, maledicente, intrigueira, invejosa, raivosa.. etc. Caramba!!!! Continua na parte 6 (prometo que paro na parte 10, ok?)






0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Obrigada pelo Comentário. Responderei assim que possível.
Andressa Bragança