{Beltane}

27 de outubro de 2016







1 de Maio do H. Norte
31 de Outubro no H. Sul


"Beltane
Danço o deleite
na noite de Beltane.
Liberando todos os sentidos,
danço para ser.
A flor e a chama
do rito amoroso
florescerão. O Sol
abraça a terra, brilhando." (1)



Materiais:


  • Velas vermelhas, brancas e verdes.
  • Um xale
  • A Bussula
  • Roupas limpas, alegres e coloridas
  • Bolo de cereais (ou pão caseiro)
  • Flores vermelhas, amarelas ou laranjas
  • Uma coroa de flores
  • Taça com vinho
  • Frutas vermelhas 
  • Mm bastão de madeira (pode ser um cabo de vassoura). Seria interessante se fosse um galho encontrado na floresta. 
  • Um pote com terra (pra fincar o cabo de vassoura dentro) que seja suficiente pra segurar o cabo, né?
  • Fitas amarelas, verde, brancas, vermelhas.. 
  • Ponche de vinho. (se quiser)
  • Caldeirão (ou a cumbuca, ou pratinho)
  • Pedidos para prosperidade (tbm vale fazer cartinha para receber o amor), bons negócios, etc.. já escrita em papel branco e à lápis.
  • Incensos de rosas, patchouli, almiscar, melissa
  • Óleo de amêndoas, mirra, almiscar..
  • Frutas vermelhas, leite, mel, cristais, bolo de cereais, vinho, para a oferenda.
  • Se quiserem, podem consagrar talismas neste dia.


Como fazer o ritual:

Monte o circulo. 
Diga para que é este ritual. Se desejar fazer invocações de deuses, invoque. Caso não deseje, não faça. 
No centro do circulo estarão o caldeirão com uma vela vermelha e branca dentro, apagadas.

No altar, estarão os elementos, as oferendas, as flores.                        
Lembre-se de deixar tudo pronto antes de montar o circulo para não ter que sair do círculo.                  
Escolha músicas beeeemmm alegres e beeemm ritmadas. Dance pelo círculo em sentido horario, alegremente... se tiver chocalho, ou esses penduricalhos que fazem bastante barulho, usem!
Dance alegremente ao redor do mastro que ficará num lugar que dê pra vc dançar (dentro do círculo) segurando e trançando as fitas. Ok, ok.. muito provavelmente vocês irão fazer este ritual sozinhas, use apenas uma fita pra dançar. Se estiver com mais pessoas, o número de fitas é o número de pessoas presentes. Cada um segura uma fita e dancem trançando as fitas. 

Depois de dançar alegremente, acenda as velas e celebre a chegada do verão.
Pegue aquele papel que você anotou seus pedidos que irá queimar no fogo. Se quiser, pode fazer um rolinho do papel e amarrar com linha vermelha.

Enquanto queima, mentalize seus desejos acontecendo... Lembrando que esses pedidos devem ser para prosperidade, fertilidade, amor e proteção. Depois de queimar, pule por cima da sua 'fogueira'   desejando que a Deusa e o Deus (caso os tenha invocado) te abençoem e prosperem seu ano. Se estiver com companheiro(a), pulem juntos a fogueira. Pode passar os animaizinhos também. 

Há tbm conselhos para homenagear os deuses guardioes da casa, caso queira. Vc acende uma outra vela, e eleva bem alto e diz: (ou algo parecido)

"Guardiao desta casa, zela por ela no ano vindouro ate que, de novo, o fogo de Bel seja apagado e reaceso. Abençoa esta casa e se abençoado por ela, permite que todos que aqui vivem e todos os amigos que aqui sao bem vindos, prosperem sobre este leito, assim seja."     (2)
                   
Se vc tiver algum talisma que queira consagrar, este é o momento. Desde que sejam com os temas do ritual de beltane, prosperidade, fertilidade, proteção.

Agora voce pega o vinho, joga um tiquinho no chão como libação aos deuses (caso os tenha invocado), ergue alto e consagra o vinho, e beba. Depois faça o mesmo com o bolo, separa um pedaço, consagra, e coma o resto. Coma frutas, beba o ponche, (se tiver, claro).
                       
Abre o circulo: "este circulo está aberto mas não desfeito", agradecendo sempre aos guardioes e deuses, ou seja, a todos aqueles que vc convidou.

Quem for fazer o ritual com o parceiro(a), você pode fazer uma brincadeira assim:
O paceiro com o manto ou uma fita verde, corre atras da parceira (dentro do circulo, viu?) querendo pega-la... e entao começa um jogo de sedução entre eles: ela "foge" dele.. e ele à "caça" até que ele a prende pela fita, depois, os dois vao para frente do altar, o sacerdote ajoelha de frente pro altar e a sacerdotisa vai ate o caldeirao e acende as velas, é bom ter tbm uns galhos secos pra queimar no caldeirao, quando ela acende ela pode dizer: "volta a nós rei carvalho, para que a terra seja fertil" (2)                    
É uma brincadeira simples, não precisa fazer, lembrando que nosso ritual é o mais simples e natural possível!


"Acendam a vela para o Sol. Este é o seu fogo de Beltane, o substituto para a grande fogueira que vocês teriam queimado, em algum topo do morro, se vivêssemos em tempos mais abertos e acessíveis. Atiçar o fogo de Bel é uma invocação ao Deus Sol a fim de trazer bênçãos e proteção, para o ano vindouro. Este fogo, tradicionalmente, tem muitas propriedades curativas e purificadoras. No passado, o gado era levado ao rescaldo para abolir as doenças. Mulheres prenhes saltavam sobre a fogueira, se não estivessem em gravidez adiantada, a fim de assegurarem um bom parto. Os viajantes pulavam o fogo, para garantir boa jornada. Pessoas enfermas deixavam seus males nas chamas. Outras, simplesmente, faziam um pedido ao saltarem. Casais poderiam pular o fogo juntos, para proteger a união e obter sorte no casamento. Ao acenderem a vela, tenham consciência do seu poder e significado. Pronunciem: "Acendemos esta vela ao Sol."" (1)

Para o Mastro:

Com o cabo de vassoura fincado na terra em um ponte.. pegue um oleo (daqueles citado la em cima) unte suas maos e passe no mastro (que representa o falo, o penis que fecunda)... amarre as fitas.. Se nao tiver alguem pra dançar com vc e trançar as fitas, faça vc.. dance em volta do mastro com as fitas. 

Para a benção da terra e do mastro:
(a terra o feminino, o mastro o masculino - lembrando que Beltane á uma festa de fecundação.)

Depois, peguem uma travessa com terra. Abençoem-na em nome da Deusa. Coloquem as mãos sobre ela e digam: "Abençoamos, consagramos e separamos esta terra, em nome da Deusa Tríplice."  Decorem a terra com flores.

Agora, tomem uma vara de madeira (que não seja cortada de árvore viva, pois nenhum mal deve ser causado às florestas pelos bruxos). Na verdade, vocês deveriam tê-la entalhado anteriormente, na forma bruta de um falo, mas uma vara simples, descascada, também é válida. O falo de madeira deveria ser, é claro, de um tamanho e formato apropriados. A vara, por outro lado, pode ser qualquer uma de comprimento tradicional (das pontas dos dedos ao cotovelo) e mais ou menos meia polegada de diâmetro. Vocês devem tirar-lhe a casca, e umedecê-la com óleo vegetal. Embora não seja diretamente fálica, depois ela retém todo o simbolismo da paixão e as qualidades do Sol. O carvalho é a melhor madeira, mas a aveleira também serve. Abençoem-na em nome do Rei do Dia, o jovem ardente, o Rei da Vida, o Rei da Floresta. Passem a vara rapidamente pela chama da vela, o fogo Bel, para que absorva a magia, carregada de poder. Coloquem a vara sobre a terra e fiquem segurando-a:

"Como a vara é para a terra
assim o macho é para a fêmea
e o Sol ao nosso mundo em flor.
Juntos, trazem a felicidade
Que o Deus da Vida propicie___
[Nomeie algo desejado, por exemplo: paz na Terra.]
Que a Deusa cumpra seus desejos."


Sentem-se em silêncio, imaginando o florescer daquilo que desejam. Vocês não poderão, claro, trazer sozinhos a paz à Terra. Mas nenhum dos dois pedidos ficará sem efeito. Os feitiços e invocações de muitas bruxas, todas trabalhando em temas como este, eventualmente frutificam, porque a vida representa paz.

Imagine (visualize) um botão de rosa vermelho em seu ventre. O ventre é sempre a fonte de seu poder criador, esteja grávida de filho, de uma idéia, de uma obra de arte ou de uma intenção. Feche os olhos. Imagine a luz da vela penetrando no seu ventre, para que o botão da rosa abra e floresça. Segure essa imagem viva por um tempo, sentindo o aroma, as pétalas sedosas, o florescer e o colorido desta rosa inteiramente aberta dentro de você. Sinta a força, o poder e suas totais capacidades de florescimento. Diga:

"Sou mulher,
forte para conceber e criar,
para dar à luz e cuidar.
Como sou filha da Deusa
e abençoada por Deus, posso___"

[Aqui nomeie o que deseja trazer à vida, usando sua criatividade. Por exemplo, trazer curas aos outros ou escrever um livro, ou realizar qualquer outra coisa boa que lhe ocorra.] (1)

Dicas:
Mantenha a casa bem iluminada.
Se tiver flores, pode-as, tirando as folhas e flores mortas e secas.
Alegre a casa com músicas e cores.
Espalhe fitas coloridas.
Coloque uma guirlanda de flores na porta.

Importante:
Todo esse ritual é apenas uma sugestão. A partir destas ideias você pode montar o seu próprio ritual. A magia é livre, e você faz o ritual de acordo com sua intuição. É claro que há simbolos carregados de energia pela tempo em que são usados nos rituais, como o fogo, o maypole, o verde, as flores, que considero interessante inserir no ritual, mas, isso não é obrigatório. Uma vez que você está dentro do seu círculo (o que também não é obrigatório) você celebra conforme sua intuição. Até mesmo a roda do ano não é necessário realizar na bruxaria livre e natural. 


Propósito do Ritual: Amor, fertilidade, prosperidade, proteção, sexo, união. Celebrar o meio da Primavera, a quase chegada do Verão.


Fonte:
(1) A Bruxa Solitária - Rae Beth
(2) Oito Sabás Para Bruxas - Janet e Stewart Farrar




0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Obrigada pelo Comentário. Responderei assim que possível.
Andressa Bragança