{Ritual de Samhain}

28 de outubro de 2016






Imagem: istockphoto

31 de Outubro no H. Norte
1 de Maio do H. Sul


"A frutificação do ano chega ao final
A vida desceu para o interior da terra.
Não há nenhuma pressão vital e, em toda a natureza,
a escuridão se reúne.
Agora, com as plantas e os animais e toda a vida,
os sábios se voltam às sementes,
pois a morte é um começo.
Partilho o tempo com os mortos
e os não-nascidos." (1)

"O ano velho se dissolve, se fragmenta, no Samhain, e o resultado é o colapso de todas as fronteiras, incluindo aquelas entre a vida e a morte. É portanto mais fácil do que usualmente perceber a presença psíquica dos que já morreram, mas ainda estão conectados conosco, ainda cuidam de nós. Esta é uma das razões para os eventos fantasmagóricos em Hallowe'en. Os vivos, os mortos e os ainda por nascer podem encontrar-se em espírito nesta noite, comunicando-se e trocando informações. Também os espíritos naturais caminham entre nós, tanto os bondosos quanto os travessos." (1)


Materiais:
  • Castanhas, nozes, maçãs
  • Véu/xale/roupa preta
  • Velas laranja, preta, roxa;
  • Foto(s) ou lembrança de ancestrais;
  • Um oráculo;
  • Tambor ou chocalho, se tiver;
  • Bolo de nozes, ou maçã;
  • Doce de abóbora ou purê de abóbora;
  • Maçã com cravo e canela;
  • Máscaras;
  • Vinho;
  • Incenso de sálvia, carvalho, cedro, sândalo, mirra copal;
  • Pedras ônix, obsidiana, jaspe sanguíneo e o cristal esfumaçado;
  • Flores de crisântemo;
  • Lanterna de Abóbora
  • Cordão da Bruxa
  • Bússola.

Como fazer o ritual:

Monte o Círculo. Diga para que este ritual é destinado. Em seu altar tenha os quatro elementos, se possível uma pequena lanterna de abóbora, as flores, as fotos dos mortos que serão homenageados, ou seus nomes, o bolo e o vinho.

Acendam uma vela preta e uma roxa no centro do círculo com as palavras, "Que esta luz brilhe nos Reinos Interiores, como brilha no mundo. É o fogo de Samhain. Aqueles que vierem sentar a seu lado serão bem-vindos", ou digam algo parecido. (1)

Samhain é um tempo de interiorização e reflexão. Use músicas mais suaves, lentas ou melancólicas. Sente-se em frente ao fogo para refletir. Tragam à memória seus amigos e entes queridos que já partiram para o Outro Mundo. Esteja em silêncio caso eles desejam se comunicar com você. 

Em seu caldeirão (ou cumbuca, ou pratinho para queimas) acrescente gravetos e coloque fogo. Você pode usar algumas ervas de sua preferência (veja o significado da erva antes de usá-la) para oferecer em homenagem a seus mortos queridos. Queime a erva no fogo mentalizando amor, paz, perdão e pode dizer algo assim: "queridos que se foram, não existe passado, presente ou futuro entre nós, tudo está unido pelo portal de Samhain".  (1)

Deixe a erva queimar, fique ainda em silêncio. Seus entes pode querer lhe enviar alguma mensagem. Pode ser que você sinta algo imediatamente, mas, pode ser que só depois, em sonhos ou insights você receba a mensagem.

Ouça a mensagem, converse mentalmente com seus entes e expresse seu amor e gratidão à eles. Em seguida, diga algo mais ou menos assim:

"A roda vital precisa girar,
pois a morte é a preparação do renascimento,
enquanto a noite abriga as sementes de luz,
nos encontraremos e saberemos, lembrando, e
amaremos outra vez." (1)

Aproveite para relembrar as histórias de seus antepassados. Conte-se as histórias para quem estiver com você, ou, simplesmente traga-as à memória.

Depois, levante-se e dance. Dancem e cantem lentamente junto com seus entes. Dance em sentido horário dentro do círculo. Se tiver instrumentos, toque-os, de uma forma mais lenta e melancólica.

Você ainda pode fazer um ritual de queimar pedidos a respeito de coisas que você deseja abandonar. Por exemplo: raiva, mágoa, um relacionamento, gula, etc.. Limpe o caldeirão (sem sair do círculo - tire o queimou para os entes e coloque um pratinho, limpe o caldeirão com um paninho seco), ou use outra cumbuquinha ou caldeirão, use lavandas secas para acender a chama. Queime ali seu pedido de libertação. Mentalize o sentindo sendo transmutado, o relacionamento sendo desfeito de forma amorosa e harmoniosa, laços sendo cortados sem que ninguém saia ferido etc... Não esqueça de colocar também um pedido para benefício da humanidade: fim das guerras, das desigualdades, fim dos estupros, dos assassinatos (sejam de homens ou mulheres), fim dos maus-tratos animais, fim do desmatamento etc.

Você pode fazer a sua corda de bruxa e consagrá-la.

Samhain também é uma boa ocasião para adivinhações. Aproveite para tirar um oráculo.
Tarô, Runas, I Ching, etc... Aproveite. Faça brincadeiras do tipo esconder uma noz no bolo, e aquele que encontrar o pedaço com a noz, terá sorte no ano.

Se você invocou deuses ou espíritos guias, mestres etc.. peça que eles lhe orientem e lhe instruam para o novo começo.

Para encerrar, agradeça a presença de todos os entes e despeça-os pedindo que vão em paz e descansem. Agradeça aos espíritos invocados. Faça sua oferenda aos deuses (se os invocou), faça a libação com o vinho, separe o bolo e oferte também aos seus entes queridos. 

Você pode ofertar a maçã junto com o bolo também. E coma com alegria. Ao comer a maçã pensem nela como a fruta "da morte que traz a vida", e medite sobre aqueles aspectos seus que precisam morrer, e os aspectos que deseja que nasça.

Abra o círculo: "O Círculo está aberto, mas não desfeito."

Imagem: istockphoto

Dicas:
Use uma capa preta ou um xale que cubra a cabeça. O propósito é proteger o coronário de interferências de espíritos não muito amigáveis. Não é obrigatório, uma vez que podemos nos proteger psiquicamente, mas, é um simbolo.
Faça a Jack-o'-lantern (Lanterna do Jack), que é feito com abóbora e uma vela dentro. Veja como fazer AQUI.
Faça caveiras de açúcar. Veja como fazer AQUI.
Use máscaras com o tema de Halloween.


Importante:
Todo esse ritual é apenas uma sugestão. A partir destas ideias você pode montar o seu próprio ritual. A magia é livre, e você faz o ritual de acordo com sua intuição. É claro que há simbolos carregados de energia pela tempo em que são usados nos rituais, como o fogo, a abóbora, a corda da bruxa, os mortos, etc, que considero interessante inserir no ritual, mas, isso não é obrigatório. Uma vez que você está dentro do seu círculo (o que também não é obrigatório) você celebra conforme sua intuição. Até mesmo a roda do ano não é necessário realizar na bruxaria livre e natural. 


Propósito do Ritual: Fim de um ciclo, meio do Outono, chegada do Inverno, gratidão, homenagem aos antepassados. 

-----
Citações:
(1) A Bruxa Solitária - Rae Beth





0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Obrigada pelo Comentário. Responderei assim que possível.
Andressa Bragança