Primeiramente, qual a necessidade de um círculo?
Sempre que vamos trabalhar com energias sutis e psíquicas é importante haver uma proteção. O Círculo nada mais é que uma proteção contra energias intrusas que possam interferir no ritual. Além disso, o maior propósito do Círculo é a contenção de energia, gerar poder para o ritual.
Você pode fazer qualquer tipo de ritual e magia sem traçar um Círculo? Pode. Vai ser legal? Não. Você corre o risco de atrair diversas formas-pensamentos, ou 'espíritos' intrusos que podem lhe trazer problemas. Isso vai acontecer? Provavelmente sim. Por isso é importante uma proteção psíquica energética antes de qualquer ritual ou magia.
Você não é obrigada a fazer o círculo, mas magia também não é uma brincadeira. Estamos lidando com poderes e forças maiores que nós, e um círculo de proteção é muito bem vindo em nossos rituais.
O Círculo Mágico, além de te proteger de energias nocívas, também tem a capacidade de concentrar o poder, aumentando assim a energia do ritual.
Use o Círculo sempre que quiser fazer um ritual, uma meditação, uma reflexão, orações, e até mesmo para ler um livro!
Existem várias formas de traçar um círculo:
1 - Através da mente por meio da visualização;
2 - Através da voz, com afirmações;
3 - Com as mãos, ou varinha mágica, ou athame;
4 - De forma ritualística, invocando seres espirituais;
5 - De forma física, usando pedras, cordas, cristais, giz, fubá, flores, sal etc.
1 Visualização:
Você pode simplesmente sentar (ou em pé mesmo) e visualizar um cone de luz branca, dourada ou violeta ao seu redor, ou até mesmo chamas de fogo (que é o que mais gosto!) vindo de cima da eternidade, te envolvendo em um cone mágico, adentrando a terra e descendo até a eternidade. Diga para que este círculo foi criado, por ex: "fecho ao meu redor este círculo de fogo sagrado para realizar o ritual de __, afim de que eu esteja protegida, toda energia aqui dentro será contida e toda energia nociva ficará do lado de fora."
2 Afirmações:
Ao sentar, ou de pé, para fechar um círculo você também pode apenas fazer afirmações: "Fecho ao meu redor um círculo prateado, sagrado, de proteção onde estarei protegida e toda energia intrusa e sem minha permissão não entrará neste círculo."
3 Com as mãos:
Da mesma forma que nas afirmações e visualizações, porém, você estende suas mãos e faz um círculo ao seu redor, determinando que o espaço seja delimitado. Você pode da mesma forma usar sua varinha mágica ou um athame.
4 Ritualística:
Esta é a forma que eu uso para ritual de Sabbat, já que o ritual tem toda uma cerimônia especial.
Com a bússola, defina as posições dos pontos cardeais.
Cada segmento tem uma maneira de dispor os elementos no Círculo. Você pode conferir Aqui, Aqui, Aqui, e Aqui.

- Leste: Fogo
- Sul: Vento
- Oeste: Terra
- Norte: Água
Isso é o que faz completo sentido pra mim. Já tentei seguir de outras maneiras mas não deu certo, não entrei em ressonância com nenhuma outra forma de dispor os elementos no círculo e no altar.
Primeiro, deixo tudo pronto para o ritual para que depois do círculo montado eu não precise sair dele. Definidos os pontos cardeais, deixo meu altar no ponto norte. Estabelecido o círculo de fogo, ou de luz, e feito as afirmações de fechamento do círculo (fechando o círculo com o altar dentro dele), eu começo meu ritual:
No ponto Norte, diante do Altar, digo para que será feito este ritual. Pego a taça com água, elevo acima da cabeça e digo mais ou menos assim: "Espíritos Guardiões do Norte, Elementais da Água, protejam este círculo e me equilibre" Coloco então a taça com a água no ponto extremo norte do circulo.
Depois, pego o castiçal com a vela e no sentido horário, caminho até o ponto Leste, ergo a vela acima da cabeça e digo: "Espíritos Guardiões do Leste, Elementais do Fogo, protejam este círculo e me ilumine."
Continuo em sentido horário, até o altar novamente, pego o incensário, novamente em sentido horário até o Sul, ergo o incenso acima da cabeça e digo: "Espíritos Guardiões do Sul, Elementais do Ar, protejam este círculo e me ensinem."
Continuo em sentido horário, até o altar novamente, pego a terra, novamente em sentido horário até chegar ao Oeste, ergo a terra acima da cabeça e digo: "Espíritos Guardiões do Oeste, Elementais da Terra, protejam este círculo e me cure."
Continuo em sentido horário, até o altar novamente, pego a minha cumbuca e levo ao centro. Ergo a cumbuca ou caldeirão acima da cabeça e peço aos meus amigos, guardiões, mentores, mestres, guias etc.. para estarem presentes. Invoco a energia da Deusa e do Deus para que recebam o ritual.
A partir daqui, faço o meu ritual.
Para abrir o círculo, abro em sentido anti-horário. Sigo todo o processo se fechamento, porém, começando do Oeste, até chegar ao Norte. Vou dizendo: "Espíritos Guardiões do Oeste, Elementais da Terra, Gratidão.". Faço isso com os respectivos guardiões e elementais, sempre agradecendo de coração, quando termino com o elemento água, vou ao centro, pego o caldeirão, agradeço aos seres convidados, coloco o caldeirão no altar e digo: "Agradeço a egrégora aqui presente, este círculo está aberto mas não rompido."
5 Forma Física:
Você pode seguir o mesmo procedimento dos itens 1 ao 3, mas, demarcar o círculo no chão com pedras, ou sal, flores, velas, fubá, giz, do jeito que quiser.
Você pode criar outras formas de montar seu círculo.
Finalizando:
Depois de fazer o que intencionou fazer no círculo, é hora de encerrar o ritual e abrir o círculo.
Você vai abrir o círculo pelo mesmo processo que o fechou. Pode dizer algo semelhante: "Agradeço a egrégora aqui presente, este círculo está aberto mas não rompido."
Labels: Círculo Mágico