Litha
Litha é o festival do Solstício de Verão, mais ou menos em 21 de junho no Hemisfério Norte e 21 de dezembro no Hemisfério Sul, mas a data verdadeira varia de ano para ano. É o dia mais longo do ano e representa o pico da força do Deus. Tanto a Deusa como a Terra foram impregnadas, e os rituais de verão são realizados para proteger e continuar a gravidez de ambas. Litha representa no Hemisfério Norte o meio do ano, e os pagãos entendem que os meses de inverno logo seguirão. Como é o meio do ano, também é comum, em algumas Tradições, o Sumo Sacerdote começar a ter um papel mais dominante nos rituais do Sabá. A celebração pagã de Litha acabou sendo adotada pela Igreja Cristã como a Festa de João Batista.
Era costume, nessa noite, acender grandes fogueiras depois do pôr-do-sol, com o propósito de fornecer luz para os maus espíritos foliões que estavam vagando. Outros costumes incluíam enfeitar a casa com bétula, erva de São João e lírios brancos. Os dois principais ícones do feriado são a flecha, como símbolo do Deus Sol em sua glória, e o caldeirão de verão, como símbolo da Deusa em sua abundância. O Sabá de Litha é também uma época para reuniões familiares, festas e entretenimento, com reuniões tribais ou de clãs, incluindo vários jogos atléticos. O Sabá também é geralmente conhecido pela bênção de animais de todos os tipos, desde os rurais até os familiares. As decorações para Litha são flores de verão, e a vela do altar é em geral branca ou amarelo-clara.
Este pode ser um tempo para refletir sobre aquele ano, reconhecendo a força especial deste Sabá como pico dos poderes mágikos, e compreender que todas as coisas são cíclicas e nada dura para sempre. Um ritual básico poderia seguir os seguintes passos:
• Purificar e lançar o círculo.
• Invocar os quadrantes e o Senhor e a Senhora. Uma forma simples de invocar o Quadrante Leste pode ser a seguinte:
"Espírito do Leste, Ancião do Ar, nós Te invocamos para clarear-nos a mente e o coração. Concede-nos Tua clareza e Tua proteção, Espírito. Nós Te recebemos em nosso círculo, entra e fica conosco. Bem-vindo, Ancião do Ar. Bênçãos."
A Suma Sacerdotisa pode invocar a Deusa da seguinte forma:
"Nós Te invocamos, regente dos mares, dos sonhos e do destino.
As marés todas Te pertencem, pois Tu és a mulher eterna para todo o sempre e nós Te invocamos."
O Sumo Sacerdote pode então fazer uma invocação ao Deus, mais ou menos assim:
"Salve, Senhor, Que és o calor do sol.
Nós Te invocamos como nosso Senhor da Luz.
Nós Te pedimos que estejas conosco.
Vem, Senhor da Floresta Verde, vem a Teus filhos.
Se estiver trabalhando no Coven, o Sumo Sacerdote dirá:
Salve o Senhor da Floresta Verde, Senhor da luz. Assim
como é preciso que haja dor a fim de conhecermos a alegria,
é preciso que haja trevas para conhecermos a luz.
Agradecemo-Te, nosso Senhor, pela centelha de luz e vida e
pelo amor e confiança que une todos nós."
O Sumo Sacerdote então em geral lê A Ordem do Deus. A vela branca do altar pode ser levada para o centro do círculo do Coven e todos podem alternar-se expressando sua gratidão ou até suas decepções com os eventos que ocorreram durante o ano, assim como suas esperanças e sonhos futuros.
Realizem o Rito do Bolo e da Cerveja.
Agradeçam ao Senhor e à Senhora por Sua presença. Um agradecimento típico às divindades pode ser proferido pela Suma Sacerdotisa ou pelo Sumo Sacerdote, e deve ser mais ou menos assim:
"Nós Vos agradecemos, Senhor e Senhora. Rejubilamo-nos em Vossa presença aqui esta noite e pedimos Vossas bênçãos ao partirdes. Que todos possamos prosseguir em paz e amor.
Todo poder é Vosso, Senhor e Senhora. Salve e adeus. Bênçãos."
Liberem os quadrantes e desfaçam o círculo. A liberação dos quadrantes, começando pelo Leste, poderá ser algo assim:
"Espírito do Leste, Ancião do Ar, nós agradecemos Tua
presença aqui esta noite. Nós agradecemos Tua proteção.
Vai com Teu poder, Espírito. Salve e adeus. Bênçãos."
Litha é tipicamente a noite do máximo poder solar ou do Deus e o mais longo dia do ano. É também uma época de relaxamento e alegria, para nos descontrairmos e aproveitarmos a companhia uns dos outros depois do ritual, caso o Coven o deseje.
Fonte:
Wicca: Crenças e Práticas - Gary Cantrell
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