{Lua Cheia: Gary Cantrell}

12 de janeiro de 2017







Lua Cheia

O esbat da lua cheia é um reconhecimento e aceitação da Deusa, uma compreensão de Sua eterna presença e de Sua influência sobre todos os aspectos da fertilidade, na reprodução tanto vegetal como animal. É a época de reconhecê-La como a criadora e protetora de todos nós e de agradecer-Lhe Sua orientação e amor. O esbat da lua cheia costuma ser realizado em um círculo lançado, mas não há nada de errado em simplesmente tomarmos alguns minutos para apenas nos conectarmos com Ela. 

Passei mais de um esbat fazendo uma pausa de cinco ou dez minutos em nosso altar dentro de casa, apenas pensando no que Ela me deu e agradecendo-Lhe. Às vezes passo a noite sentado ao ar livre, sob a luz da lua, com apenas a vela branca da Deusa, meditando no que significa para mim reconhecer Sua divindade, ser um pagão e seguir o caminho que Ela determinou para mim. O importante é reconhecê-La: esta é a essência do esbat da lua cheia.

Este ritual não precisa ser feito na noite exata da lua cheia, mas deve ser realizado não mais que uma noite antes ou depois da noite da lua cheia. Se possível, e se o tempo o permitir, deve ser feito ao ar livre, logo depois que a Lua aparecer, quando ela estiver à vista e brilhando sobre o adorador.

A lua brilhando através dos ramos das árvores é perfeitamente aceitável, mas prédios ou outras estruturas não devem obscurecer o disco lunar.

Como este é um ritual lunar em louvor da Senhora, nem sempre é necessário usar uma vela para o Deus, a menos que você, pessoalmente, sinta ser necessário. Você precisará das ferramentas para lançamento do círculo, e pelo menos da vela branca da Deusa. Disponha as velas dos quadrantes e coloque a vela da Deusa no lado Leste de seu círculo, de modo que possa sentar-se de frente para ela e a lua que surge. Lance o círculo, invoque os quadrantes e, seja em pé ou ajoelhado em frente à vela
da Deusa, abra os braços para Ela e recite-Lhe uma invocação. A que apresento a seguir é uma que tenho usado muitas vezes e que parece ter um efeito especialmente confortador, fazendo com que eu me sinta muito próximo Dela. Esta invocação é uma versão modificada de um dos ritos da lua cheia de Scott Cunningham, sendo que o texto completo pode ser encontrado no Apêndice B. Você pode facilmente modificar este ou criar o seu próprio, talvez mais adequado a seus sentimentos pessoais.

"Maravilhosa Senhora da Lua, Senhora Prateada do céu noturno, Dona da noite e de toda mágika. Tu, que revelas todos os mistérios passados e presentes. Tu, que reges as marés dos mares e as marés da mulher. Onisciente Mãe lunar, rainha do céu noturno, eu Te saúdo com um rito em Tua honra. Minha Senhora da Mágika Prateada, peço que Tua graciosa presença esteja comigo aqui esta noite para guiar-me e fortalecer-me. Que toda a magia e todo o poder sejam Teus. Bendita sejas, querida Senhora, bendita sejas."

Ao término da invocação, é tradição a Suma Sacerdotisa, ou outra pessoa designada como Sacerdotisa, ler todo o texto de A Ordem da Deusa.

Além disso, o rito conhecido como Atraindo a Lua também pode ser realizado, embora requeira vários participantes e não seja, portanto, viável para Solitários.

Depois de terminar todas as invocações e ritos, sente-se confortavelmente com os braços estendidos para Ela ou dobrados sobre o regaço.

Feche os olhos e visualize-A como acredita que Ela seja em Sua forma como Mãe. Fale com Ela sobre o que vai em seu coração, seus mais íntimos pensamentos e sentimentos, e dê-Lhe a oportunidade de responder.

Não se surpreenda caso aparecer algum sinal: galhos de árvores agitando-se sem que haja vento, pequenos animais respirando à volta de seu círculo, ou você poderá realmente ouvir-Lhe a voz em seus ouvidos. Saiba que Ela ouve você e está presente. O próprio silêncio da noite pode representar Sua presença. Agora é hora de sentar-se e meditar sobre o que a Senhora significa para você pessoalmente, o que significa ser Pagão, e expresse seu amor por Ela. Se houver vários praticantes presentes, este seria um bom momento para que cada um vocalizasse alguns desses sentimentos. Leve o tempo que precisar, porque Ela estará presente de alguma forma — pode contar com isso.

Este é também o momento em que alguns bruxos gostam de fazer uma rededicação ou um agradecimento à Senhora por qualquer ajuda que Ela tenha prestado durante o último mês, ou talvez apenas dizer obrigado por Seu amor e orientação. Se estiver trabalhando em um Coven, pode incluir o Rito do Bolo e da Cerveja, caso desejar. Quando sentir que o momento é certo, agradeça à Senhora por Sua presença e deseje-Lhe boa noite:

"Afável Senhora, nós agradecemos Tua presença aqui esta noite. Agradecemo-Te por Teu amor e orientação e por Tua presença em nosso círculo. Que toda a força e poder mágiko sejam Teus. Salve e adeus, querida Senhora. Bendita sejas."

Libere os quadrantes e desfaça o círculo. O ritual está terminado.

---
Fonte:
Wicca, Crenças e Práticas -  Gary Cantrell




0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Obrigada pelo Comentário. Responderei assim que possível.
Andressa Bragança